Património

Praça da Igreja

A Praça é o centro geográfico da freguesia.

Tem a forma oval, que é parte central da Praça, com ligustres, árvores mais recentes que a todos deleitam com a sua agradável sombra, além dos bancos de madeira, onde as pessoas se sentam a cavaquear, preferindo, no Verão, o banco de pedra e o fresquinho, junto ao cano do tanque da Fonte da Praça. 

 

Cruzeiro

O Cruzeiro feito de pedra e encimado por uma cruz, localiza-se no Eiró, que segundo a tradição oral fora, de acordo com alguns, antiga eira e no dizer de outros, o centro geográfico da freguesia, a antiga Praça.

Nele podemos observar duas datas significativas.

A data de 1740, gravada na cruz propriamente dita, remete-nos para um passado em que os cristãos, para testemunharem a sua fé naquela região, devido à numerosa presença de judeus, mandaram erguer cruzeiros e também calvários em várias localidades.

Por sua vez, a data de 1940, gravada na base do mesmo, na parte inferior que serve como suporte, indicia a sua restauração e os dois séculos passados.

Urinol

Urinol construído na Praça, junto à Igreja, todo em cantaria de forma cilíndrica, quase que a parecer uma "guarita" dos quartéis militares.

Ainda em funcionamento e bastante utilizado, serve de mictório essencialmente ao público masculino.

Casa do Abade

A Casa do Abade Tavares, presentemente restaurada.

Em tempos as suas palmeiras plantadas nas trseiras, eram as únicas palmeiras da região. 

Casa Brasonada

Brasão.

Casa Brasonada, sita na Rua da Igreja, em Carviçais.

Diz-se que o proprietário, Agostinho Luís Salgado, morador em Carviçais, em 1868, se deslocou a Monte Rei - Verín, em Espanha, trazendo de lá cópia de um brasão de família, que após mandar esculpir em granito, colocou na esquina da sua casa, sendo esta a única casa brasonada existente na freguesia.