Plano de Contigência - Feira de Carviçais

Pela saúde de todos nós, precisamos de continuar a cumprir as regras

Programa Agri+ Carviçais

Considerando a fase atual vivida com esta pandemia do Covid-19 que nos vem assolando desde há mais de um ano, criando cada vez um maior número de dificuldades à nossa população, que se vem verificando diariamente, nomeadamente a nível de saúde, económico e social, complicando o dia-a- dia da vida das pessoas, que cada vez sentem mais e maiores dificuldades, torna-se necessário "descobrir" medidas que de certa forma possam ajudar e contribuir para o melhoramento das suas condições de vida e do seu bem estar, bem como ao incremento da economia local.

Neste contexto, sendo um dos grandes eixos de atuação traçados por esta Junta de Freguesia, o Crescimento agrícola, com o apoio à agricultura, não só com o arranjo e manutenção de caminhos agrícolas, mas visando agora, numa vertente de apoio à agricultura de subsistência familiar, com um apoio direto às famílias, traduzido no fornecimento de plantas para cultivo nos quintais de suas casas e/ou hortas de proximidade.

A atividade agrícola familiar, de subsistência caseira, cultivada nos quintais de casa e/ou hortas de proximidade, é uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental, através da manutenção da qualidade do solo e da biodiversidade. Além disso, têm um enorme potencial na forma ativa de cultivo de bens agrícolas alimentares, com um importante auxílio económico, no chamado mercado de casa, bem como contribuir ativamente na parte da saúde mental.

Assim, com o Programa AGRI+ CARVIÇAIS, pretende-se promover a prática da horticultura biológica de forma sustentável, com o apoio direto à agricultura em cada habitação própria da população da Freguesia de Carviçais, coerente com as necessidades e valores económicos, sociais e ambientais da freguesia, podendo assim apoiar os habitantes na utilização dos seus espaços destinados a esses fins. Nestes espaços, onde os fregueses por norma cultivam produtos como alface, tomate, pimento, couve, espinafre, repolho, alho, cenoura, entre outras verduras e legumes, poderão também cultivar, e com apoio direto da Junta de Freguesia, cebolas, com plantação de cebolo (entrega de 2 molhos), a ocorrer em finais do mês de Abril.

Constituindo um complemento ao orçamento familiar, serve também de ocupação válida do tempo despendido, para um melhor estar social e saudável, promovendo igualmente as boas práticas agrícolas e a agricultura biológica, incentivando à produção da terra e à preservação e conhecimento da natureza.

A criação do Programa AGRI+ CARVIÇAIS, na Freguesia de Carviçais, contempla ainda um forte apoio ao setor económico, com a possibilidade dos participantes ficarem desde logo candidatados ao concurso para melhor produção, e habilitados aos prémios monetários, do 1º ao 3º classificados, nos valores de cem, sessenta e quarenta euros, respetivamente, e, ao setor social, com a posterior entrega desses produtos cultivados previstos (2 cebolas) e entregues a concurso pelos participantes à Junta de Freguesia, que depois os encaminhará para a IPSS local, após a devida promoção, divulgação e publicitação.

O AGRI+ CARVIÇAIS, Programa de apoio direto à agricultura, trata-se de um programa de âmbito agrícola, destinado aos habitantes da Freguesia de Carviçais, recenseados na Freguesia de Carviçais, sendo que o Regulamento poderá ser consultado na Junta de Freguesia de Carviçais, bem como a obtenção de quaisquer informações relativas ao Programa.  

Trata-se da implementação pioneira de um Programa de ação, AGRI+ CARVIÇAIS, que visa essencialmente a sustentabilidade e o melhoramento das condições de vida e bem estar da população, tendo sempre em linha de conta que primeiro estão as pessoas.

As inscrições são feitas na Junta de Freguesia de Carviçais, até ao dia 16 de Abril de 2021. 

RESUMO DO REGULAMENTO:

- Candidatura/Inscrição na Junta de Freguesia de Carviçais até dia 16/04/2021;

- Assinatura de Acordo de Participação, na última semana de Abril, com entrega de 2 molhos de cebolo para plantação;

- Após colheita, entrega de 2 cebolas na Junta de Freguesia, que serão pesadas e ficando habilitadas aos prémios a Concurso;

- Entrega dos prémios e Certificados de Participação.