Feira do Pão - 2019

Realizou-se nos dias 1, 2 e 3 de Março, mais uma edição da Feira do Pão em Carviçais.

Mais de 200 pães e 100 bôlas, para além de outros derivados, bolos e confeitaria diversa, foi o saldo em que se traduziram as vendas desta edição, que contou com a participação de 6 expositores de pão e de um stand da turma das formandas do Curso de Pão, que se encontrava a decorrer.

Para além destes expositores, houve também a participação de mais de uma dezena de outros, de produtos endógenos da nossa terra, queijos, vinhos, fumeiro, azeite, fruta, artesanato, licores, ginjinha, roupas, entre outros.

Carviçais sempre teve muita fama pelo seu pão, de fabrico artesanal, ainda em forno a lenha, com muita gente a procurá-lo. Antigamente 80% das pessoas coziam pão em suas casas e existiam seis ou sete fornos comunitários, que hoje já não funcionam, mas há as padarias, de qualidade afirmada, a cozer o pão regional de Carviçais.

A Feira do Pão para além da vertente comercial e expositora, contou ainda com a realização de dois Workshops sobre pão: "Pão com Tradição", atuações da Banda de Música de Carviçais e dos Gaiteiros Stonga Jugos, e realização de uma Caminhada Solidária.

Pretende-se com a continuidade da realização desta Feira do Pão, contribuir cada vez mais para a valorização e divulgação deste produto de excelência, promovendo os sabores e a cultura local, bem como a valorização da identidade da Freguesia.

O evento foi promovido pelo C..A. Carviçais e Junta de Freguesia de Carviçais, com o apoio do Município de Torre de Moncorvo.

Caminhada Solidária: "Ontem ELE, Hoje EU, Amanhã TU"

Foi uma participação bastante assinalável a Caminhada Solidária, realizada em Carviçais no dia 3 de Março, integrada no programa da Feira do Pão, com os fundos angariados a reverterem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte.

Os 175 participaram contribuiram com uma inscrição/donativo para a LPCC, no valor de 5,00 €, sendo-lhe oferecido a cada um uma t'shirt alusiva à causa, tendo sido angariados um total de 875,00 €, revertidos e já entregues a esta referida Instituição.

No final da caminhada, com cerca de 4 Km pelas ruas e Ecopista da aldeia, a Junta de Freguesia ofertou um lanche convívio a todos os participantes e agradeceu efusivamente as suas participações.

Workshop "Pão com Tradição"

Integrados na programação da Feira do Pão, realizaram-se nos dias 1 e 2 de Março dois Workshops na Escola Primária de Carviçias, subordinados ao tema "Pão com Tradição", contando com a presença de cerca de 70 participantes.

No dia 1 de Março, dia do primeiro Workshop, houve uma aderência estupenda, com cerca de 50 participantes, entre eles 20 Escuteiros vindos de Bragança, que numa atividade sua, conjunta com o Agrupamento de Torre de Moncorvo. pernoitaram em Carviçais.

Os participantes puderam assistir e participar na execução de diveros tipos de pão que as formandas do Curso de Pão, ministrado pela Profiforma em colaboração com a ACIM de Moncorvo, nas várias ações lecionadas, tiveram oportunidade de aprender e agora "ensinar" aos muitos presentes.

No final foi servido um chá com uma degustação dos vários produtos confecionados.

A iniciativa foi promovida pelo Clube Académico de Carviçais e Junta de Freguesia de Carviçais, com o apoio da Profiforma, ACIM - Moncorvo, CLDS 3G da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo e Município de Torre de Moncorvo.

Carnaval em Carviçais

Longe vão os tempos em que o Carnaval era vivido e festejado em grande em Carviçais.

Hoje com a conjuntura atual, da realidade existente na Freguesia, de uma população muito envelhecida, com grandes dificuldades de locomoção e a falta de jovens, que cada vez são menos ou alguns, que, ou estudam ou trabalham fora, ou emigraram procurando outras condições de vida, sem a compensação que seria necessária de nascimentos em relação aos que nos vão deixando, passou a ser extremamente difícil poder contar com determinadas ações de enorme valor cultural de outros tempos anteriores, como é neste caso o festejo do Carnaval. Restam-nos as recordações, muitas e muitas, para podermos contar e reviver como foi.

Ainda assim, na véspera de Carnaval, sexta-feira, os nossos alunos da Escola, a Educadora e a Auxiliar, vestiram-se a rigor e fizeram uma visita à Junta de Freguesia, antes de seguirem para o Cortejo de Carnaval em Torre de Moncorvo.